A maior ameaça à filigrana feita à mão são as cópias feitas por máquinas!
saber mais sobre a filigranaHá vários anos que a massificação de réplicas feitas por injecção é a maior ameaça à verdadeira filigrana.
Através de um processo de microfusão reproduz-se uma peça original – a que foi criada pelo ourives – através de um molde que permite replicar a peça em série.
Hoje, a esmagadora maioria das jóias à venda como filigrana são produzidas através deste processo industrial e não à mão, sabia?
Como podemos defender um património se não o conhecemos?
Só quando conhecermos a filigrana podemos dar valor às peças feitas à mão e defender quem as produz.
É neste modelo de sustentabilidade, económica e de um património cultural, que acreditamos. Porque sabemos que o custo de uma peça original, única e irrepetível, não pode ser o mesmo de uma réplica produzida em molde.
É óbvio, e justo, que a criatividade, a perícia, o tempo e a perfeição tenham um valor. Tal como o valor de uma pintura é superior ao de uma reprodução em série. A primeira chama-se arte, a segunda chama-se cópia.
colocar a arte da filigrana no patamar que merece.
Na House of Filigree temos como missão colocar a arte filigrana no patamar que ela merece. Na nossa casa damos a conhecer o passado e abrimos portas para o futuro.
como proteger essa arte?