Setembro 2024
O Coração de Viana. Um clássico intemporal da ourivesaria portuguesa.
O coração de Viana é um dos mais emblemáticos motivos da filigrana portuguesa, uma interpretação do amor divino, da fé e devoção das nossas gentes, que se tornou num símbolo de amor intemporal usado por gerações de mulheres.
Se ao longo do século XIX e boa parte do século XX, este pendente era designado por “coração minhoto”, e assim anunciado pelos fabricantes e comerciantes de ourivesaria, na segunda metade do século XX foi associado a Viana do Castelo, pela sua utilização na ilustração de campanhas publicitárias, inicialmente com o mote “Viana é amor” e, mais tarde, “Viana fica no coração”.
A sua força iconográfica foi tão expressiva, que este adorno acabou por perder a sua conotação religiosa e amorosa, tornando-se num símbolo de uma região, e desde 2010 símbolo e marca do município de Viana do Castelo: um coração vermelho estilizado com a palavra ‘Viana’.
O coração e tantos outros adornos do chamado “ouro popular” português confundem-se com a filigrana, a técnica de ourivesaria usada na produção de boa parte destas peças - feita de finos fios de ouro ou de prata -, que designamos “filigranas portuguesas”.
Foi o amor à arte da filigrana, passada de mestre para aprendiz, que levou à criação da House of Filigree com a missão de proteger a filigrana portuguesa feita à mão, ameaçada de extinção face à proliferação de reproduções feitas em moldes industriais.
A família Rosas – com origens em Gondomar e atividade na ourivesaria há cinco gerações – abraçou a causa da filigrana, que está na sua génese, com a abertura de um espaço no centro do Porto que é uma simbiose de museu, atelier e boutique, que nos convida para uma viagem através da história da filigrana portuguesa. E onde se recriam joias tradicionais, como o Coração de Viana, e se apresentam novas peças de designers contemporâneos.
Na defesa da causa da filigrana 100% humana, 100% local e 100% viva - e na promoção da sustentabilidade e diversidade cultural -, a House of Filigree conta com a parceria de pequenas oficinas, onde os melhores artesãos mantêm viva esta tradição feita de um saber que se perde nos tempos.
É da sua paixão e mestria, da alma que põem nas peças que criam, que (re)nasce o Coração de Viana. Em fina filigrana de ouro, é uma prova de rara perfeição artística apenas ao alcance dos melhores mestres, que eleva a arte da filigrana portuguesa ao patamar da alta joalharia.
Uma joia única e irrepetível, uma delicada renda que celebra o mais nobre dos motivos, reflexo de um conhecimento de que nos orgulhamos, da fidelidade aos cânones e do cuidado posto nos detalhes.
Um pequeno tesouro para mulheres com um grande coração.