A HOUSE OF FILIGREE, Museu, Atelier e Boutique, foi criada com uma causa:
A SALVAGUARDA DA FILIGRANA DE MANUFATURA.
A House of Filigree é um projeto que nasce pelas mãos de Luísa e Pedro Rosas. A paixão por joias delicadas e cuidadosamente trabalhadas é de família: são filhos de Maria Luisa e David Rosas, fundador da empresa de alta joalharia e relojoaria que leva o seu nome e pertencentes à quinta geração de uma família com ligações à ourivesaria desde meados do século XIX.
Dois dos bisavôs de Luísa e Pedro fundaram duas das casas mais importantes da filigrana em Portugal, tendo a atual geração como compromisso a preservação desta técnica milenar.
O MUSEU
O Museu propõe uma imersiva viagem pelo universo e história da arte da filigrana portuguesa numa exposição permanente intitulada "Filigranas Portuguesas. Da perícia da técnica à elegância do uso". Com um espólio de peças das tipologias mais emblemáticas que datam dos séculos XIX, XX, e XXI, assim como um conjunto de vários instrumentos utilizados na produção.
O ATELIER
É um ATELIER porque temos um espaço de oficina, onde os ourives estão a fazer filigrana ao vivo, em interação com os visitantes.
A experiência House of Filigree, num museu que queremos vivo, não ficaria completa sem o "happening" que é ver a arte da filigrana acontecer e poder interagir com os artistas.
A Boutique
É uma boutique porque acreditamos que a filigrana de manufatura tem futuro e queremos ser parte dele.
Na boutique podemos apreciar o resultado desta união na recriação de jóias tradicionais, do imaginário da filigrana portuguesa que queremos preservar, numa colecção a que chamámos Heritage.
É por esta causa da filigrana 100% humana, 100% local e 100% viva
saber maise na promoção da sustentabilidade e diversidade cultural, que a House of Filigree conta com a parceria de pequenas oficinas, onde os melhores artesãos mantêm viva esta tradição feita de um saber que se perde nos tempos.